sábado, 16 de julho de 2011

Poemas das horas invernais



Chamada


Ei! Psiu!
Vê se me enxerga!
Sou poeta!

(BAR)



Sem volta

No amor,
Não há volta
Que percorra
O mesmo caminho

(BAR)




Adversos

Um dia eu sonhava
Que amar só bastava
E foi então que a vida me ensinou
Que só amor não basta
E entre os versos
Da alma
Interpõem-se
Os adversos
Da vida

(BAR)


Cambaleante

Excesso no amor
Leva à embriaguez
E o coração cambaleia
Bêbado
Torto
Titubeando
Continua trombando

(BAR)



Casamento moderno

Dê-me a sua receita de amor
Que eu lhe dou meus ingredientes
Fidelidade
Dedicação
Confiança
Cumplicidade
Companheirismo
E
Desejo
Misture isso no coração
E qual será o resultado?
Dez anos de terapia

(BAR)


Carência

O amor não é necessário
Quando se tem
A vida inteira pela frente
Ele é necessário
Quando a vida
Nos escapa
A cada dia

(BAR)


Náufrago

A bóia do amor é o coração
Que nos mantém a salvo
Exceto quando se vai
Em direções contrárias
Deixando-nos amparados no acaso

(BAR)



Direções

O amor tem muitas vias
Caminhos que nos levam
A uma mesma direção
A
do coração
Só não se pode
Entrar na de mão-dupla
Que nos leva
Ao contrário
De sua razão

(BAR)



Vocabulário

Ao poeta
A falta do amor
É abundância
De palavras


(BAR)


Maturidade

Amarei talvez as de trinta
Talvez
Talvez as de vinte e cinco
Amarei as independentes
Sensatas
Decididas
As mais experientes
Amarei a todas alegremente
Sem delas nada esperar
Amarei por um instante
A brevidade de todo amar

(BAR)


Asas

Quero um amor
Que me tenha em casa
E que me dê asas
Ao coração

(BAR)


Somos dois

A única diferença
Entre sexo e amor
É que no sexo
São necessários dois

(BAR)


Suicida

O suicídio do coração
É amar à distância
A lembrança
Do ser amado

(BAR)



O início

O cuidado com o amor
Começa
No berço da alma
Quando os sonhos
Ainda engatinham

(BAR)



Acordo

No amor
Há o acordo
Dos corações
Há coincidência
Dos desejos


Na vida
No entanto
Muitas avenidas
Muitas idas
Muitas voltas
E revoltas
Pelas vezes
Que erramos as entradas
E entramos
Nas estradas sem saídas

(BAR)


Ausente

No amor
Só há uma única lição
A felicidade existe

Na vida
São muitas as lições
E descobrimos que a tristeza
Bebe no cálice da alegria
E toda manhã
Trará um dia
Que o céu acende
E
Assim
De repente
A noite chega
O céu apaga
E logo
Faz-se novo dia
E vão-se arrastando
As horas
E martelam as incumbências
As urgências gritam

No amor
Só há uma única lição
O mundo deve estar ausente
E nada para o amor
É mais urgente
Do que o bem-estar
Do Coração.

(BAR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário