domingo, 26 de agosto de 2012

"Existe um pouco de mim que teimo em não esquecer" (BAR)

Este poema deve fazer-se acompanhar de um pequeno prólogo.  

Trata-se de um poema antigo, que remonta a um tempo em que eu ainda não havia descoberto meu espírito ateu. Mas ele estava lá adormecido. Note nos versos. Note a voz de Nietzsche, um filósofo que sempre me acompanhou, desde que li o "Anticristo".... a minha fé sempre foi muito quebradiça, como uma folha seca. Expeirmente-a pegá-la sem a devida leveza e verá o que lhe acontece... ela se quebra. 





 
De mim um pouco

Existe um pouco de mim que se perde nas entranhas das palavras...
... um pouco de mim que se dilui nas vísceras do tempo
Um pouco de mim que se derrama sobre o Céu ao encalço das estrelas
Aqueles diamantes que reluzem no breu ultrajante de minha ignorância

Existem resíduos de mim no coração de algumas moças...
Imagens translúcidas de um coração acostumado a fugas
Existe uma dose de mim no olhar dessas ilusões encarnadas
Uma dose entorpecente que as faz indiferentes ao meu sacrifício
Existem pedaços de mim espalhados no santuário feminil lascivo e cândido
Onde alguns homens se concentram...

Existem sombras de mim na existência intrigante de Deus...
E uma cruz em meu caminho, ao pé da qual dormem meus sonhos...
Sonhos crucificados, por altivos e imensos...
Existe uma voz em mim que não cala, uma voz enlouquecida...
A que indaga de Deus acerca das qualidades que o tornam soberano
Onipresente, Onisciente e Onipotente – tudo rima com ausente...
E a ausência de Deus é um pedaço de mim que se esvai...
... Que se esvai nos abismos de minha alma endoidecida...
Como disse o eminente filósofo alemão, “Deus está morto”
E a morte de Deus é a morte da eterna esperança humana:
A esperança de compreender e recriar o Amor.

Se Deus está morto – ou sempre esteve morto,
... Existem lembranças de mim enterradas em corações
Que pulsam numa cova funda...
Existe de mim um pouco que se dissipa em cada instante
E minha respiração denuncia minha morte
E estar vivo é simplesmente conseqüência do nascimento
E Deus, a existência, o infinito, o sonho e o Amor...
São fantasmas que nos assombram durante o sono da morte
Existe um eu de mim no outro de cada um...

Mas em mim só existe o vácuo de um cosmo imaginário...
E se lanço olhares sobre a bela jovem que me oferta atenção,
São todos furtivos, retraídos, silentes...
Porque existe de mim um pouco que é indigno, que é sofrível
Existe em mim a morte e a vida, num enlace anímico
E minha alma exala aromas indecifráveis, incompreensíveis, imperceptíveis
... Aromas de um túmulo de vida
E no útero da morte jaz a visceral razão para viver:
O Amor sempre esteve antes do homem: é uma ausência que o preenche,
Existe de mim poeiras de uma plenitude indizível do amor,
E este Amor nunca nascera, foi abortado no ventre dos Céus;
E minha alma é um aborto de um Deus que é morto.

De mim existem palavras amordaçadas, vozes acuadas... sobreviventes
Da lança do destino...
Existe de mim um pouco que não me suporta
Ou que me ama me agredindo...
E me quer vivo.

(BAR)

Um comentário:

  1. caraleo!
    é até chato dizer o quanto me identifico com teus pensamentos, questionamentos...
    mas, realmente, há um tanto de mim tb nesses versos!
    lindos, Bruno! sentidos, doridos, angustiantes em cada palavra.

    beijo

    ResponderExcluir