terça-feira, 27 de março de 2012

"Pensamentos ilhados flutuam" (BAR)


                                            

                                                         Ilha



Sinto-me intelectualmente só. Meu espírito está exilado. Vejo tudo com mais nitidez, com mais clareza! Por que tantas pessoas são incapazes de acompanhar meus raciocínios, meus pensamentos, minhas reflexões? Por que tantos evitam os livros? Por que se negam a pensar o mundo com mais profundidade e senso crítico? Por que se mantêm à superfície de opiniões amparadas em preconceitos, em estereótipos, em ideologias cristalizadas? Por que conservam práticas de pensar empedernidas? Por que se limitam a ventilar lugares-comuns, a reproduzir o senso-comum? Por que não o superam?

E os amigos que são capazes de acompanhar-me, porque dedicados à cultura das letras, estes amigos distam de mim a quilômetros! Desculpem-me estas linhas aleijadas; é que estou me sentido asfixiado intelectualmente. Sou uma ilha de palavras mudas. Pensamentos subversivos são bens preciosos e só devemos compartilhá-los com aqueles que são capazes de, ao menos, refutá-los. Refutação exige destreza de espírito. Argumentar é uma competência que desenvolvemos, com a leitura. A argumentação é uma atividade que se realiza por meio de encadeamentos de justificativas, de declarações-justificativas num movimento contínuo, de teses, antíteses e sínteses. Ela requer elaboração racional e consistente do discurso.

Imponho-me o silêncio agora, porque pretendia escrever sobre outra coisa... Mas fugiu-me à alma o alento. É melhor assim...

3 comentários:

  1. ora, não se sinta só!
    na MELHOR das hipóteses, os amigos-livros sempre nos ofertam o ombro.

    mas entendo o silêncio - vivo-o.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Só o conhecimento liberta das pressões e determinações impostas pela sociedade, com ele consigo proteger a minha verdadeira essência, fugindo dos estereótipos e da visão padrão que aliena.
    Minha melhor companhia é uma boa leitura!
    Conhecer e fluir, acomodar-me jamais!

    Mesmo resumidamente, a nitidez e clareza com que escreves me encantam!

    Bjusss

    ResponderExcluir
  3. Acredito que precisamos da solidão para poder alcançar no mais profundo de nosso eu, nossas reais crenças sem interferências, muitas vezes as energias agem mudando nosso foco, a solidão é amiga fiel e nos leva ao amago que a superficialidade e as companhias não permitem contato... também acredito que muitas pessoas leem seus escritos e refletem, apenas não se pronunciam... mudanças geram incertezas, medos, algumas vezes nos levam a erros e ninguém quer sofrimentos novos, os velhos já estão bons demais,rs...pensar é só para os insanos...todos os normais não pensam...que dirá repensam...:)
    Beijos!

    ResponderExcluir